O marketing e o que está a montante

Outra das áreas profissionais em ascensão nos próximos anos, segundo a empresa Hotmart, é, bom, como dizer, aquilo que eu faço 🙂 Marketing digital. Em concreto, a Hotmart considera que o aumento das compras online, em comparação com as compras presenciais, sobretudo neste contexto de pandemia, torna mais necessário do que nunca o trabalho de quem configure e gira anúncios online, de quem gira e optimize sites para motores de pesquisa, de quem analise públicos de sites e redes sociais e de quem faça boas e cativantes newsletters. Frequentemente, procura-se alguém que faça um pouco de tudo isto. Ou muito de tudo isto. Tem sido esse o meu caso, desde 2011. Mas ultimamente passei a dedicar-me em exclusivo à configuração e gestão de publicidade online.

Quem faz um pouco de tudo isto, no marketing digital, é a Graça Martins, a especialista em marketing que partilha algumas ideias com os jovens no livro. Ela salienta que «mais importante do que os famosos quatro pês (preço, produto, ponto de venda e promoção) é gostar de coração de outro pê: pessoas». O cliente, diz, «tem sempre (o caminho para) a solução» e há que ser curioso/a, perguntar, para chegar à intenção mais funda do cliente quando pretende algo, seja uma campanha ou outra forma de comunicação digital. Depois, sim, vem a capacidade técnica de pôr em prática o objectivo, quer em termos do conteúdo que se cria, quer da forma como ele é comunicado, quer como é optimizado nos vários canais de comunicação.