Rui Costa renova com UAE Emirates

O ciclista português Rui Costa, campeão mundial em 2013 e vencedor de três voltas à Suíça e da volta a Abu Dhabi, renovou esta semana contrato com a UAE Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, equipa com a qual alinha desde 2017.

Rui Costa, que participa no Guia de Profissões para os Jovens, tem 34 anos e continuará a fazer valer a sua vasta experiência no apoio a Tadej Pogacar, o ciclista bicampeão da Volta a França.

O ciclista diz no livro, sem rodeios, que «Não é qualquer pessoa que chega a ser ciclista profissional. Esta modalidade é das mais duras do mundo, não só porque exige muito esforço físico mas também — e talvez sobretudo — porque requer uma enorme força de vontade. Implica treinar e fazer corridas à chuva, ao vento, com neve ou sob um calor tórrido. E implica abdicar de bebidas, jantaradas e saídas à noite, excepto talvez fora da época desportiva e só muito raramente. Em suma, o dia-a-dia de um ciclista é de aprendizagem e superação.» Portanto, diz Rui Costa, os jovens interessados «terão de treinar com afinco e lutar muito, não há outra forma de chegarem a profissionais. E o apoio e a compreensão da família serão determinantes ao longo desse caminho.»